quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Reflexão - Tentando entender

Ontem, como todos os meses, fui à casa de um irmão em Cristo pagar o aluguel da minha casa. Deveria ser como todos os outros dias, começamos a conversar amenidades até acontecer algo que vale a postagem aqui nese blog (e que sirva de atenção aos demais que me leem... se existir alguem...).

Um carrinheiro, com o bafo tradicional de destilado de cana (vulgo pinga) na cabeça, parou onde estávamos e pediu comida. O irmão muito que solicitamente pediu a marmita dele para ceder um pouco do que tem, mas como estava suja havia de lavar, isso obrigaria ele a ficar um pouco mais.

Como somos de conversa, começamos a puxar papo com o carrinheiro e descobrimos que é nosso irmão e saudou o dono da casa o qual, para meu espanto, negou a saudação, não me recordo com exatidão as palavras, mas tentarei ser fiel ao máximo.

- A paz de Deus meu irmão
- Comigo não, isso é com ele (e apontou pra mim)

Como não podia deixar de ser, meu coração me obrigou a sauda-lo pois como está escrito:

Tiago 5:19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter,
Tiago 5:20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

ou

I Tessalonicenses 5:14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

Esse nosso irmão era de Itaquera e está aqui hoje catando papelão, sabe da verdade mas está com o coração fechado, portanto, precisa ser admoestado, ser pingado os colírios de Cristo que está escrito em apocalipse, antes é enxotado e nao recebio a saudação com se fosse um ser humano qualquer...

Não podemos esquecer que todos nós descendemos de Noé, o qual descende de Adão, ou seja, somos irmãos uns dos outros.

Temos sempre que admoestar, ou seja, ensinar, lembrar nossos irmãosque erram de que somente Cristo pode salvar, nao o homem nem a mulher.

Mas aquilo que aconteceu me chocou muito, eu queria sair atras dele como um pai que vê um filho seu ferido, mas não podia... Tinha que ficar ali...

Ainda tive que escutar que aquilo era pra eu dar valor na Graça, mas a Graça não é fazer como o bom samaritano? Levanto a minha dúvida agora, onde é que diz que devemos nos abster das pessoas antes devemos mostra-las a luz...

Será que o Deus que aprendemos na Biblia é o Deus punitivo? O Deus do "errou tá fora"? Não! O nosso Deus permite muitas vezes sermos tentados para mostrarmos nossa fé, contudo, como está escrito "resisti ao mal, e ele fugirá de vós". Devemos crer e ajudar sempre ao proximo, mesmo quando esse próximo conhece do conteúdo da fé.

Levanto um brado agora que devemos ajudar o nosso próximo como a nós mesmos. E gostaria de ter podido conversar mais com aquele carrinheiro...

Nenhum comentário: