quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Temos fé?

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”


Hebr 11:1




Antes de escrever qualquer coisa sobre esse tema, gostaria que dessem uma lida no texto extraído do livro Os Martires do Coliseu, como é longo e muita gente tem preguiça de ler... irei fazer um resumo das principais ações de um jovem bispo cujo nome é Eleutério. Apenas para situar-nos a história se passa na Roma antiga, tempo do imperador Adriano, e são reais:

O imperador bem sabia que o pai de Eleutério três vezes envergara a dignidade consular em seu próprio reinado, e ele via na jovem vítima diante de si todo o induzimento à misericórdia e à compaixão que a riqueza, a linhagem e o talento podem oferecer. A princípio, dirigiu-se suavemente ao moço, pretendendo cativá-lo e seduzi-lo com sua amizade e uma posição no palácio imperial. Mas percebendo que o nobre mancebo era imutável em sua profissão ao cristianismo, deu expan­são a toda a cólera que o orgulho e o diabo podiam despertar-lhe na alma. Os Atos desse mártir oferecem uma porção da conversa de ambos; é tão bela e emocionante, que vamos traduzi-la:
"O imperador indagou: 'Como é possível que tu, um homem tão ilustre, te entregues à tola superstição de acreditar num Deus que foi crucificado pelos homens?'
"Eleutério permaneceu em silêncio. Novamente o imperador falou-lhe: 'Responde a per­gunta que te fiz. Por que te entregaste à escravidão da superstição, e serves a um homem morto, que sofreu a miserável morte de um criminoso?'
"Levantando os olhos ao céu, Eleutério respondeu: 'A verdadeira liberdade somente é encontrada no serviço do Criador do céu e da terra'.
"Num tom mais compassivo, Adriano prometeu: 'Obedece minhas ordens, e dar-te-ei um posto de honra em meu palácio'.
"'Tuas palavras', tornou Eleutério, 'estão envenenadas com engano e amargura'"
(...)
Adriano enfureceu-se com esta resposta, e ordenou que a cama de cobre fosse preparada para o servo de Deus.(...)
Consistia de diversas barras de cobre ou latão cruzadas, sustentadas por pés de vinte e três centímetros de altura; sob a grelha ateava-se o fogo para consumir os mártires.
(...)
Quando o fogo foi ateado, e as chamas lambiam a grade de cobre, o mártir foi despido, levantado pelas mãos rudes dos soldados para a cama de tortura. Nenhum peregrino de pés feridos estendeu seus membros cansados num leito de musgo com tanto alívio e refrigério como fez o bispo Eleutério em sua cama de fogo. Os elementos da natureza são criação de Deus: obedecem ao seu comando. Depois de uma hora, durante a qual permaneceu acorrentado a grade, sem se queimar, e sem que um único fio de seu cabelo fosse chamuscado, o jovem foi solto.
Agarrando o momento oportuno, ergueu a voz e pregou um eloqüente sermão aos romanos trazidos ali pela curiosidade:
"Romanos", bradou o mártir, "ouvi-me! Grande e verdadeiro é o Deus Onipotente. Não há outro Deus além deste que vos foi pregado pelos apóstolos Pedro e Paulo, através de quem, muitas curas e outros milagres foram realizados entre vós, e por meio de quem o impiedoso mago Simão foi derrotado, e os ídolos surdos e mudos, como os que o vosso imperador adora, foram feitos em pedaços".
Adriano, que a tudo ouvia, espumou de raiva, e ordenou fosse preparado outro instru­mento de tortura ainda mais terrível. Uma imensa frigideira, cheia de óleo e piche, posta sobre uma grande fogueira. Quando a composição da caldeira estava fervendo e espumando, o imperador advertiu uma vez mais a Eleuterio: — Ao menos tenha pena de tua juventude e nobreza, e não mais incorras na ira dos deuses, ou logo estarás como esse óleo fervente.
Eleuterio sorriu à ameaça do imperador.
— Admira-me — proferiu ele — que tu, que sabes tanta coisa, nunca hajas ouvido falar dos três jovens lançados na fornalha ardente da Babilônia. As chamas subiram a mais de vinte metros, e no meio desse fogo, eles cantaram e regozijaram-se, porque estavam passeando com o Filho do Deus a quem eu adoro - indigno sacerdote seu que sou - e que nunca me abandonou, desde a minha infância.3
Havendo declarado isto, saltou para a panela em ebulição. No momento em que a tocou, o fogo extinguiu-se, e a massa espumante de óleo e piche esfriou e endureceu. O santo mártir, voltando-se ao imperador indagou: — Agora, quais são tuas ameaças? O teu fogo, a tua grelha, e a tua frigideira tornaram-se para mim cama de rosas, e não puderam me ferir. Oh, Adriano! Teus olhos acham-se escurecidos pela incredulidade, por isso não enxergas as coisas de Deus. Reconhece tua insensatez, arrependa-te de tuas más ações, e chora sobre tua infelicidade de não teres, até agora, conhecido o único e verdadeiro Soberano do céu e da terra.

Agora eu questiono, nossa fé seria de tamanha força para apagar uma fogueira? Estamos realmente seguindo a Cristo? Porque naquele tempo viamos milagres acontecendo onde havia servos de Deus e hoje vemos servos e nao vemos milagres? Estamios desprezando o poder da oração ou estamos diminuindo nosso Deus?

Ora, se isso fora feito, não podemos nós também fazer ou Deus "afrouxou" pois não precisamos mais lutar contra homens (embora fosse mais fácil...). Lemos em vários lugares que Deus está conosco, mas eu quero fazer prova de vocês, sem hipocrisia responda: Se uma arma fosse encostada em sua cabeça, ou uma faca no seu pescoço, você estaria disposto a morrer por Deus? Muitos diram que sim, mas eu não acredito. Quando que vamos despertar para o verdadeiro poder da fé? Aprender a crer plenamente no Criador? Estamos cercados e muitos mortos-vivos em nosso meio!, ora estamos ressuscitados e salvos pela fé, mas mortos pela hipocrisia, pela máscara que cobre a sociedade, pela ganância e pela avareza. Quantos de nós daríamos tudo o que temos para uma pessoa? Veja que antigamente isso era a prática comum, vender o que possuia e depositar aos pés dos apóstolos e eles supriam as necessidades de todos conforme a sua necessidade(inicio do socialismo CORRETO). Vejo-me impelido a convocar vocês ao despertamento do poder da oração. A busca ao Deus Verdadeiro. Quero que vocês que me leem veja que Cristo nao morreu em vão e nao é somente um passo de história... Ele VIVE! E pode nos ajudar em TUDO, basta pedir, mas não como sempre pedimos, algo mecânico, formal, como uma petição em cartório, aquela oração engessada, pesada, sem a vistude de Deus.

Pastores, cooperadores, bispos, anciães, líderes de todo o gênero: Abram vossos olhos! Estamos no término dos tempos! Precisamos orar e buscar de Deus as virtudes e os Dons ainda não dispensados para nós! Há ainda muitos para escutarem de Deus, para entenderem que Deus pode mudar uma vida inteira e não só a aprte que convem, e isso DENTRO DA IGREJA! Trate de suas ovelhas! Busque conhece-las! saber o que necessitam para comer e parem de dar esterco ao povo divino!

É isso!

já que você chegou até aqui, que tal um comentário! Diga-me que você existe!

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom este artigo, vamos conhecer melhor o Deus a quem servimos.

Anônimo disse...

Meu querido irmão Claudio, é uma alegria saber das suas opiniões, nas quais na maioria batem com as minhas conviquições. Todavia se você me permite, gostaria de tecer alguns comentários a respeito do tema.Eu particularmente não gosto de tirar exemplos de fé,de livros que não seja a Bíblia, mesmo assim com muitas restrições. Particularmente me baseio em 90% no novo testamento, hoje sabe-se comprovadamente que tem muitos erros de traduções dos copistas da época, e lhe digo meu irmão com toda a convicção, que se formos pela letra, vai acontecer, aliás já acontece milhares de religiões e neguinho faturando alto. Por isso essa graça é maravilhosa, porque ela ainda (apesar de toda a interferência humana) é guiada pelo Espirito Santo, o Senhor na sua grande misericordia sempre socorre os necessitados e aflitos, e se necessário usa até de um pecador para falar com um filho seu.É por isso que está escrito, que naquele dia será grande a surpresa e o espanto, muitos dirão "Senhor eu fiz isso fiz aquilo, eu orei, eu batizei eu preguei e o senhor lhe dirá, afasta-te de mim maldito não te conheço) é lícito que creça o joio no meio do trigo, mas ai daqueles por quem vier o escandalo, não podemos exigir do homem muita coisa, por maior que seja o seu cargo ou ministério, ele ainda é Homem, e terá que prestar contas a Deus pelos os seus atos, quantos tinham o seus nomes nos relatórios, eram badalados arrastavam multidões, eram verdadeiros cardeais,chefões, nunca eram contrariados. hoje já não estão mais nesta graça, cairam na obcuridade até os seus admiradores os abandonaram.Por isso peço sempre ao Senhor que me guarde e não permita que eu venha perder o direito da vida eterna, isso é a única coisa que importa o resto é tudo uma grande ilusão.
Um grande abraço e que O nosso amado Deus por Jesus Cristo esteja convosco.Amém