sexta-feira, 3 de abril de 2009

a controvérsia do 45... (que em breve mudará o número...)

ApdD a todos....

Vamos a mais um assunto controverso que see findará no hinário 5, mas como o hinário 5 ainda não chegou, podemos falar com proriedade do hinário 4...rs

A briga desse hino se divide em 2 planos: 1- o terceiro verso cantado (em tua forma....) e no andamento.
Bom, vamos ao mais fácil (pelo menos pra mim....):
1- O 3° verso deve ser cantado em sua fórma... visto que, esse hino remete a palavra de Jeremias ( JE 18: 1-17) e oleiros naqueles tempos (como muitos hoje também) não usavam fôrmas, portanto, explicado está *
2- Quanto ao andamento: Esse é um assunto que deve ser abordado com muito cuidado, pois temos que ter em mente uma coisa...

O andamento é guiado unicamente pelo Espírito Santo, ou seja, é ele quem deve tocar no coração dos músicos como devem tocar...
Esse hino, junto muitos dos que temos, são heranças de nossos primeiros hinos em italiano, portanto, remanescente do hinário 1 (vide post redordar é viver 1 e 2) e conforme está escrito no hinário 1 (hino 242) deve ser tocado com o andamento cadente (devagar).

Só uma curiosidade(1)... nos hinos antigos há sinais de expressão que foram pulatinamente tirados e deveriam constar para poder guiar mais os músicos.
Só por criosidade (2)... esse hino sofrerá modificações na sua escrita, retirando o Em sua forma.../ indo para Em seus preceitos.../(casa certinho, pode tentar...)
Enfim, espero ter lançado uma luz no problema (ou criado mais discussão...)
* A grafia fórma e fôrma foi utilizada somente para demonstração dos modos de cantar, uma vez que na grafia não existe distinção. Problemas parecidos acontecerão com a nova correção ortográfica... Aguardem!!!!

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