segunda-feira, 15 de junho de 2009

Histórico da obra de Deus em Israel

Que Deus esteja conosco!

Quero relatar o histórico a chegada da CCI... Leiam e reflitam!

_______________________

A Obra de Deus em Israel é a mais antiga do mundo. Nesta terra, nasceu o Filho de Deus, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Messias esperado conforme já profetizado na Lei, nos Salmos e nos Profetas.

Pela Bíblia Sagrada se sabe que Jesus Cristo nasceu em Belém, há dois mil anos, uma pequena cidade próxima a Jerusalém, portanto próxima ao templo cristão que hoje se inaugura. No entanto foi em Nazaré que Jesus viveu a maior parte de sua vida terrena. Aos 30 anos de idade iniciou seu ministério, quando reuniu doze apóstolos, percorrendo todas as regiões de Israel, pregando sua doutrina de amor a Deus e ao próximo como a si mesmo, além de operar incontáveis milagres, ficando conhecido por todos. Conforme relatado nos Evangelhos, Jesus era seguido por multidões, o que veio incomodar as elites da época. Sob acusação de blasfemo e agitador popular, Jesus, após pouco mais de 3 anos de pregação, passou por um julgamento, onde foi condenado à crucificação, aqui mesmo em Jerusalém. Deve-se ter mente que tudo isso fazia parte de um propósito predeterminado por Deus para nossa salvação. Muitos pensavam que seus seguidores seriam dispersos e seus ensinamentos esquecidos. Enganaram-se. Na realidade Jesus ressuscitou no terceiro dia e seus ensinos, após intensos trabalhos missionários, tornaram-se conhecidos em todo mundo.

Ainda sobre a origem do cristianismo, deve-se ter em mente que nasceu no seio do Judaísmo. Portanto, a primeira geração de cristãos eram quase exclusivamente compostas de judeus. Após o derramamento do Espírito Santo, aqui também em Jerusalém, onde diversos cristãos foram batizados com o dom de evidência de novas línguas, Pedro, sob inspiração divina, fez uma pregação, na qual se converteu quase três mil pessoas (Atos 2). Outras conversões se seguiram e os cristãos, vivendo a pureza da doutrina ensinada pelo Mestre, cresciam de maneira impressionante.

No caminho de Damasco, recebendo um chamado do próprio Jesus Cristo, Paulo acabou se convertendo. De terrível perseguidor da Igreja, tornou-se o grande apóstolo cristão dos gentios (Atos 9). Com ele, rapidamente a doutrina cristã se espalhou pelas regiões do Mediterrâneo, da Ásia Menor, chegando até mesmo no coração do Império Romano, onde o crescimento da Obra de Deus era notável. Tal fato passou a incomodar as autoridades da época, surgindo a
era das grandes perseguições. Mártires cristãos eram devorados por leões em espetáculos no Coliseu Romano, vítimas da ira dos imperadores. Mesmo assim, o crescimento da Igreja não foi detido em diversas regiões do mundo até então conhecido naquela época.

O cristianismo na Judéia somente começou a desaparecer depois do ano 70, quando Jerusalém foi invadida pelo general romano Tito. Daí para frente, os judeus cristãos iniciaram suas atividades missionárias totalmente voltada aos gentios.

A história da Igreja relata, no entanto, que houve um período de heresia e de abandono à sã doutrina. Diversos movimentos surgiram com vistas ao retorno da pureza cristã original. Alguns avançavam mais, outros menos, até que Deus levantou um homem humilde, sem pretensões particulares, a quem foi revelado o caminho que deveria tomar com vistas ao retorno à pureza original da Obra de Deus. Em 1903, nosso irmão Louis Francescon foi batizado por imersão, conforme Deus lhe revelara. Muitos pontos de doutrina foram restabelecidos, até que, em 1910, a Obra de Deus chegou no Brasil, onde encontrou um terreno fértil para seu crescimento. A obra recebeu o nome de CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, sendo que hoje, em aproximadamente 16.000 templos, milhões e milhões de servos prestam culto ao Senhor diariamente.

Finalmente, após percorrer o mundo, a Obra de nosso Senhor Jesus Cristo está de volta ao país de origem. O trabalho missionário em Israel, nos tempos modernos, transcorreu da seguinte forma:

Em 1.990 o irmão Floravante Cortez e sua esposa Maria Lígia Miranda Cortez fizeram uma viagem com um grupo de cristãos até Israel. Objetivavam conhecer a “Terra Santa”, porém Deus lhes fez saber que em algum tempo voltariam, dessa vez em missão da Obra de Deus;

Em 1.991 novamente os referidos irmãos retornaram com um grupo de visitantes. Nosso irmão Floravante sentiu em seu coração a mesma coisa; Em 1.994, por divina revelação, o casal de servos de Deus viajaram em missão da Obra de Deus, viagem essa confirmada em oração ministerial. Ficaram em Israel 18 dias, quando, no Rio Jordão, ocorreu o primeiro batismo da Congregação Cristã em terras de Israel, nos tempos de hoje. Obedeceram ao santo mandamento a saudosa irmão Tânia Nitueman, que já dorme no Senhor, e seu filho que ainda vive na cidade de Akko;

Em 1.995, ocorreu a segunda viagem missionária do referido casal. Mais uma alma foi batizada e servido a Santa Ceia. Também nesse ano, em Rodes, na Grécia, foi batizado nosso irmão Francisco Carlos da Silva, que se tornou o primeiro Cooperador do Ofício Ministerial em Israel, conforme consta em nosso relatório.

Em 1.996, ocorreu a terceira viagem missionária do irmão Floravante Cortez e esposa. Foram batizadas 3 almas e servida a Santa Ceia a todos; Em 1.997 foram realizadas duas viagens missionárias, portanto a Quarta e a Quinta viagem, onde foram ministrados os mesmos serviços divinos na Obra de Deus;

As viagens missionárias prosseguiram em 1.998, 1.999 e 2.000, sendo que em todas elas novos convertidos eram batizados e a eles ministrada a Santa Ceia.

Em 2.001, além do casal acima citado, também Deus confirmou a viagem do irmão Diácono Melquisedeque Antonio da Silva, iniciando-se, com ajuda de Deus, um trabalho voltado também à Obra da Piedade;

Em 2.002, devido a ausência do Cooperador em Israel além de outros motivos, não houve viagem missionária dos irmãos, embora fossem feitos diversos contatos telefônicos com a irmandade, visando dar-lhes a assistência espiritual necessária. Deve-se ressaltar que até esse ano não havia local fixo para o povo se reunir. Os cultos eram feitos nas residências, com grande dificuldade pois nem todos eram crentes, ou ainda em local cedido. Durante algum tempo, a igreja se reuniu no Jardim, próximo ao túmulo onde o Senhor Jesus ficou sepultado por três dias. Embora cedido de bom grado, era necessário que Deus nos preparasse um local próprio, quando então as orações foram intensificadas nesse sentido;

Em 2.003, ocorreu a décima primeira viagem missionária dos servos de Deus do Brasil. Nesse ano houve um grande impulso no desenvolvimento da Obra de Deus em Israel. A falta de local fixo para o povo congregar era a grande dificuldade da época. Um grande desafio se levantou, pois o povo que Deus havia chamado no país não eram pessoas de grandes posses materiais, e, como se sabe, em Israel as terras são supervalorizadas, o que, à primeira vista,
inviabilizava qualquer projeto de construção de um templo. No entanto, Deus, o Grande Sábio e Conhecedor de todas as coisas, tomou um caminho que ninguém esperava. Alguém, aqui no Brasil, foi despertado para uma grande missão em Israel. Trata-se do querido irmão Miguel Larios Perez. Esse servo de Deus, por divina revelação (Atos 10; Ezequiel 45:13, 48:8-10), recebeu algumas incumbências divinas, tais como: 1) Com a volta o evangelho para Israel, fazia-se necessário locar um imóvel para que o povo de Deus desfrutasse de um local fixo para congregar; 2) enviar servos de Deus (dois em dois), os quais viriam até Israel com o objetivo de trabalhar na Obra de Deus, propagando o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; 3) aquisição de um terreno em Jerusalém, em local previamente determinado por Deus, conforme confirmado pela Palavra (Ezequiel 45:13); 4) construção de um templo, cuja inauguração já havia sido revelada que seria no dia 10/08/2005, cujo patrimônio seria doado para a Congregação após o término da Obra. Nada do que lhe foi revelado ficou no esquecimento. Silenciosamente, sem olhar para as enormes despesas financeiras que o empreendimento lhe traria, o caro Servo de Deus, em comum acordo com o Ministério, começou a trabalhar nessa direção. O local preparado por Deus para o povo se reunisse até a construção do templo foi o imóvel localizado à Rua Ein Rogel, 02. Os cultos foram fixados às terças, quintas e sábados. As viagens dos servos de Deus do Ministério foram ocorrendo conforme O Senhor ia revelando, com gloriosos frutos espirituais. O terreno foi adquirido, pago e escriturado.

Em 2.004 foram feitas duas viagens missionárias, portanto as viagens de número 12 e 13. Além dos trabalhos espirituais de batismo e santa ceia, também foram acertados os documentos de escrituração do terreno, o que ocorreu sem grandes incidentes. Também nesse ano foi realizada a primeira Assembléia da Administração, sendo empossado os administradores para gerir o patrimônio da Congregação. Após, foi dado entrada da documentação junto às autoridades judaicas, visando o registro da CONGREGAÇÃO CRISTÃ EM ISRAEL. Conforme determinação divina, diversos irmãos visitaram a Obra de Deus em Israel, muitos dos quais eram anciães e cooperadores do Oficio Ministerial, os quais levaram gloriosos testemunhos ao povo de Deus em Israel. Foi intensificado o ensino musical, inclusive a compra de um órgão para louvar a Deus na Sala de Oração. Ainda em 2004, Deus levantou uma irmã para trabalhar no glorioso ministério da Obra da Piedade, tratando-se da irmã Helena, uma das crentes primitivas do país. As coletas voluntárias para essa finalidade
foram oficializadas, com aberturas de livros para escrituração.

Em 2.005, mais precisamente no mês de janeiro, o estatuto foi devidamente registrado. A partir de então, Congregação Cristã em Israel passou a ser uma entidade legalmente reconhecida pelas autoridades de Israel, podendo usufruir de todos os direitos legais de uma organização religiosa. Durante o ano de 2005, houve necessidade do irmão Ancião Floravante fazer quatro
viagens missionárias, visando obter autorização junto à Prefeitura de Jerusalém, para que o templo fosse levantado. Alguns trabalhadores acompanharam o servo de Deus, objetivando levantar o primeiro templo da Congregação Cristã em Israel. Muitos obstáculos ocorreram, mas em momento os servos de Deus perderam a fé Naquele que os enviou a esta terra. Também foi realizada a segunda Assembléia Ordinária da Administração, quando Deus levantou nosso irmão Miguel Larios Perez para Presidente. Finalmente, após árduos trabalhos, no dia de hoje, em 10 de agosto de 2005, inaugura-se o primeiro templo da CONGREGAÇÃO CRISTÃ EM ISRAEL. Certamente se cumpriu-se a passagem bíblica relatada em Filipenses 4.13: “posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Finalizando este breve relato, podemos afirmar, com toda certeza, que estamos felizes em presenciar o cumprimento da Palavra de Deus, onde está profetizado que o Santo Evangelho chegaria em toda terra. De fato, após dar volta ao mundo, a Obra de Deus está definitivamente estabelecida em Israel, seu país de origem. Oremos a Deus para que a Obra de Nosso Senhor Jesus Cristo venha prosperar nesta terra, dentro da paz, da fé, da santidade e do amor fraternal, sem o qual não veremos a face do Senhor. Deus abençoe a todos irmãos que, não medindo esforços, aqui estão se alegrando conosco nesta inauguração. Às visitas que aqui estão, esperamos vê-las em outras oportunidades. Esta porta estará sempre aberta a todos aqueles que amam a Vida Eterna, a qual esperamos na pessoa Gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Afinal, “estamos pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum” (Atos 28:31).


A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém (II Coríntios 13.13).

Seus irmãos em Cristo Jesus da Congregação Cristã em Israel.

Um comentário:

nádia disse...

O irmão Floravante faz excursões p/ Terra Santa tb?gostaria muito de ir.