terça-feira, 5 de janeiro de 2010

pedaços de pensamentos...

Acabei de ler dois textos no blog bereiano e me fez refletir em algumas coisas que foram abandonadas, mas antes de postar minhas considerações queria postar os links dos textos pra ser visto.

-As irmãs Cris e Lica e Desvendando as irmãs Cris e Lica (depois de ler esses textos continue ai em baixo )

Pra lembrar, no início da obra, tivemos corais dentro das igrejas e, pelo que me consta, isso foi tirado quando colocamos as orquestras (provavelmente essas informações estão erradas pois o hinário 1 tem passagens cantadas pelo baixo e por outras partes que simplesmente foram ignoradas e suprimidas nos hinários posteriores).

O engraçado é ver como o pessoal da CCB não conhece (ou faz por não conhecer) a própria história e, muitas vezes, prende-se a 1910 e esquece que houve uma sequencia na história.

Não discordando com o texto do Bereiano, mas a CCA, na verdade segue os passos da CCB e a CCB da Presbiteriana e por ai vai...

Digo isso pois tenho contato com pessoas que estudam teologia em escolas presbiterianas e a congregação já tem conhecimento suficiente (embora muitas vezes incipiente) pra reconhecer certas coisas (pode não assumir, mas reconhece).

Mas voltando a "vaca fria" o que to querendo dizer, pra ser bem claro, é que a Presbiteriana deu cabeçadas e aprendeu a fazer o seu modo de culto, assim como a CCB (ou Cris) já deu suas cabeçadas e se trancou no quarto com raiva do mundo e a CCA (ou Lica) tá começando a andar e pronta pra dar suas primeiras cabeçadas. Esperemos pra ver como que ela vai se portar perante a certas argumentações e questionamentos que vierem no futuro.

É preciso coragem pra ver o que a Cris já assumiu (ou colocou no baú), mas os tempos evoluem e obrigam as pessoas a assumirem certas posturas, as vezes exclusivistas para sua própria sobrevivencia (vai me dizer que nunca viu uma criança brigando por outra por causa de um brinquedo?), o que acontece é que, como a moda é cíclica (quem lê, entenda), a roupa ficou linda na Lica, a questão que se levanta é: No futuro a Lica vai permanecer com a roupa? ou vai mudar pra um pretinho básico que torneia seu corpo mas esconde suas imperfeições?

enfim, como eu disse lá no título... é um pedaço de pensamento....

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu reeditei a última nota do post "Desvendando as irmãs Cris e Lica" que expõem que a CCA é unicista. Originalmente a nota iniciava-se:
Tenho porém contra ti... , e mostrava minha opinião contrária sugerindo que seguisse a CCB nesse ponto, ou seja, crer na Trindade.
Recebi duras críticas de um irmão da CCA.