terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Hinario 1 - Considerações

Que Deus esteja conosco!

Estou escrevendo também para o blog do centenario da ccb, e provavelmente vou colocar vários artigos mais voltados para a parte musical da ccb.
Considerações musicais e as alterações durante os anos será o meu principal foco.

Então vamos lá...

O hinário 1 foi composto em 1928 e, segundo algumas pesquisas, recebeu o nome de "Nuovo libro de inni e salmi spirituali" devido a uma discussão entre L. Francescon e M. Meconni acerca do Concílio de Jerusalém, o hinário "Libro de inni e salmi spirituali" ficou com esse, mas essa é outra historia....

O legal é verificar que desde o início não houve a intenção de lucrar com a venda dos hinários - como hoje também é assim- pois como está escrito na capa de introdução:

Nenhuma pessoa ou pessoas irá lucrar com a publicação deste livro. Este lucro irá para um fundo para continuar a propagação do evangelho através da canção" (tradução livre)

Esse fundo é reconhecido até hoje como fundo bíblico e serve para aparelhar as igrejas com hinários, bíblias e véus, esses vendidos a preços módicos.

No prefácio, escrito em italiano, diz que esse hinário era utilizado pelas igrejas Igreja Cristã de Niagara Falls, Congregação Cristã de Chicago e a Assembléia Cristã de Siracusa e duas igrejas de Nova York que eram comandadas por S. Margadona e F. Emma. (não sei quais igrejas são essas , se alguem puder confirmar...)

No mesmo prefácio há as primeiras instruções para as orquestras tocarem de forma alegre, ou melhor, as pessoas cantarem de forma alegre, uma vez que as orquestras foram montadas depois e para os cooperadores permitirem o canto do hino completo ou então a divisão somente do primeiro e do ultimo verso.

"Nós cantarolando, em geral, quase todas as igrejas estão cantando muito lento e é preciso cantar mais alegre. Cantando com alegria como manda a Escritura, significa a cantar de uma maneira que ele queria sentir como no céu. Cantando feliz ninguém se cansará mas o canto adágio cada vez mais cansa a muitos. Então, o que será excelente se cada igreja que preside, com diligência, ocupando-se mesmo se ele vai ser possível aprender um pouco 'e música para a glória de Deus para cumprir sua boa palavra escrita no Salmo 47: Deus é rei terra inteira, salmoriaremos maravilhosamente" (tradução livre)

É interessante notar que há um interesse de que os membros busquem conhecer um pouco de musica para que cantem corretamente.

Quanto ao hinário haviam 328 hinos de culto oficial e 46 hinos de culto infantil num total de 378 hinos. É importante ressaltar que haviam passagens cantadas para o baixo e tenor o que, obviamente, denota um coral dentro da igreja, ou pelo menos pessoas que se esforçariam e fazer as outras vozes durante o culto.

Outro fator que chama a atenção é o quesito de termos dois hinários, um para o culto oficial e outro para a reunião de jovens e menores (sendo a execução dos hinos do mesmo grau de dificuldade, ou até maior as vezes, que os hinos de culto oficial, além disso, com o passar dos anos e as publicações que se sucederam, muitos dos hinos da reunião de jovens e menores passaram a fazer parte do hinário oficial), isso evita um certo constrangimento que acontece hoje em vários cultos de jovens e menores por ai...

para apreciarem: um dos hinos que não constam mais em nosso hinario... era o hino 5 do culto oficial
Riempici D'Amor (enche-nos de amor)


===========

update.
ao pedido do mariano segue as duas partes do hinario 1 da CCB

Parte 1
Parte 2

6 comentários:

Unknown disse...

ApdD. Muito interessante o texto, sempre tive curiosidade de saber desses detalhes da obra de Deus. Creio que seria pedir demais, mas será que há como conseguir o hinário 1 digitalizado?!Desde já Deus Abençoei por tudo e na expectativa de futuros tópicos nesse assunto=) ApdD

Anderson disse...

APDDS gravei uns hinos do hinario 2 tocados, postei no site CANTICOS CCB, vc pode colocar ai pra downloas, espero ancioso pelo hinario 3.

Fabio Amor disse...

Quando eu encontrar com o Ir. Luizinho de Santos eu vou perguntar se tinha um coro ou não....já ouvi isso...mas sabe qdo eu num credito muito?? ééé...sou meio tomé pra algumas coisas...rsrs

Aline disse...

muito bom os hinos q o irmão gravou, parabens, era bem diferente, lindo mesmo, APDDS
recomendo podem abaixar

Unknown disse...

a paz de Deus, não sei se vc se lembra de mim aqui é a irmã rosa que enviou o hinario 3 pra vc desculpe não ter respondido antes mas se vc ainda quizer o que faltou do hinario é só me dizer que eu mando por email...

Anônimo disse...

Irmã Rosa me envia o hinário 3 completo, estou esperando! Desde já, Deus abençõe.
siddutrelo@yahoo.com.br