quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dos dons espirituais

"A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.

Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente"

1 cor. 12:1, 4, 8-11

Amados,

Gostaria de falar um pouco sobre o texto escrito acima, pois é concernente ao que tem acontecido a algum tempo dentro da Igreja Cristã.

Paulo, quando escreve aos corintos esta primeira carta explana que há diferenciações de dons por Deus distribuídos entre o seu povo. Até ai, tudo bem, mas vejo em várias igrejas um prevalecimento do dom de linguagens diferentes, e não mais uma busca de outros dons. Veja o que Paulo escreve sobre o dom de linguas


"Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.
Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.

O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.

Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a
igreja receba edificação.
Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?

É assim que instrumentos inanimados, como a flauta
ou a cítara, quando emitem sons, se não os derem bem distintos, como se reconhecerá o que se toca na flauta ou cítara? "

1 cor 14:1-7

Entao eu pergunto, há dentre nós várias pessoas com o dom de interpretação de linguas, ou com ciência suficiente para dicernir qual linguagem que é falada e a interpretar? Nao sou contra o dom de manifestação de linguas diferentes, ao contrário, mas temos que também nos aplicar em outros dons tais como profecia, ciência, fé, entre outros (oração, paciência e amor não são dons mas sim atributos de todo o crente!).

Vê-se em vários cultos a manifestação de linguagens no entanto, não se vê no mesmo culto, de forma freqüente curas, milagres "de grande vulto"*, profecias direcionadas às pessoas, nem tampouco interpretação do que é dito pelo Espírito.

Quero pedir a quem ler essa nota que, por Cristo nosso Rei, se aplique cada vez mais na busca de novos dons, e não ficar na única moeda das linguas. Lembremos da parábola dita por Jesus dos servos e os talentos. Sim, devemos granjear, e a palavra granjear significa aumentar. Ora o que aumenta não aumenta em quantidade, mas também em diversidade. Então ao que ora em linguas busque também o dom de profetizar, o que profetiza busca também o dom de ciência.

Amados, vemos em vários cultos manifestaçãoes que só servem para barulho e de nada alegram a Deus.

Podemos ver, por exemplo, uma pessoa que manifesta o dom de linguas no meio da pregação de líder. Pensemos: Estamos todos regidos pelo mesmo Espírito? Ora, o Espírito não contradiz ele mesmo, ou seja, como ele pode pregar ao povo para que o ouça e, ao mesmo tempo manifestar-se em oculto ao Pai, atrapalhando o que Ele fala ao povo?

Convoco-os a buscarem novos dons, a granjearem os dons existententes, mas, sobretudo, crescermos espiritualmente não esquecendo de deixarmos o bom perfume de Cristo.

A todos, a Paz de Deus, nosso Pai, esteja para sempre conosco.

* "milagres de grande vulto" são milagres de difícil acontecimento, por exemplo, cego ver, coxo andar, mudo falar, entre outros...

Um comentário:

eliezer disse...

Meu caro Claudio,você foi muito feliz nos seus comentários a respeito dos dons, gostaria apenas de acrescentar que todos os dons que realmente são de Deus, deven ser respeitados e desejados, não escolhidos, visto queo senhor da os sus dons não a revelia, e nem porque um chama mais atenção do que o outro, mas de acordo com a necessidade do momento, poor Exemplo: Um irmão que é usado pelo espirito santo de Deus para expulsar um espírito malígno, não quer dizer que ele vai sair por aí expulsando todos os espírito que vier pela frente. Agora todos os dons são exelentes mas ficarão aqui, apenas a Caridade será eterna, essa é exelentissima, sem esse dom não entraremos no céu.
Por outro lado creio que a culpa do povo supervalorizar o dom de línguas,com todo respeito é do próprio ministério, visto que muitos deles não tem a luz do discernimento real confundem dom de línguas com a promessa, quando se vai levantar um irmão para diácono ou ancião, procura- se saber se tem a promessa, se não tiver não serve, mesmo que tal irmão tenha um dom muito excelente que é o da caridade.
Vamos pedir a Deus mais luz para o nosso ministério, que é um pouco conservador em alguns casos.
Saudações