segunda-feira, 26 de maio de 2008

"Bordões" evangélicos

Amados,
Tenho notado que estamos sendo infestados por bordões de textos bíblicos que vem sendo distorcidos e mal utilizados, entao, vejo-me na obrigação de falar e esclarecer vocês:

" Onde estiverem dois ou três reunidos, ali eu estarei" : Esse texto é usado para efeito em oração, para que o povo se junte em buscar a Deus, no entanto leiamos o que diz o texto inteiro:

" MT 18:15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.."

O que podemos perceber é que se trata de repreensão e não de oração, pois, vejamos, se orarmos sozinhos o Senhor não atenderá nossas orações? Somente se orarmos com mais alguém é que o Senhor nos olhará? Pensemos....

"A letra mata, mas o espírito vivifica" : Esse meio versículo é usado para não estudarmos as escrituras por algumas igrejas (porque o conhecimento - letra- mata, mas o conhecimento através do espírito vivifica), no entanto, ele diz que a letra (a lei) não veio pra salvar e sim pra matar (afinal atraves da lei nao se salvou ninguém), mas a Graça de Cristo, esta sim salva e seu Espírito (ou seja, o Espírito Santo) vivifica.
Leiamos o que diz os versiculos predecessores e sucessores:

" 2 Cor 3:3 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece."

"Mais vale servir a Deus do que aos homens": Mais um meio versículo que é mal interpretado. Quando Pedro disse isso ao cenáculo ele estava se referindo que não iria parar de pregar que Jesus veio a terra para salvar nossas almas, e não que iria se insurgir contra as leis nem tampouco contra os ensinamentos. Vejamos que esse bordão é utilizado por aqueles que se insurgem contra as regras. Leiamos os acontecidos e tome as suas decisões:

"At 18:27 E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,
28 Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."

"Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e todas as coisas lhe serão acrescentadas" : Esse é o bordão de benção quando esperamos que Deus vai cumprir suas promessas mediante ao excesso de santificação.
É bem verdade que devemos levar uma vida com Deus e sempre buscar sua presença nas mínimas decisões, mas nem por isso Deus tem a obrigatoriedade de fazer tudo o que queremos. Não podemos encaixar Deus nas nossas regras e sim o contrário.
Outro detalhe curioso é que esse "bordão" é dito errado. Veja como diz a Biblia:

"Mt 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Ora, o pouco de portugues que conheço diz que quando lemos estas refere-se a coisas que ja passaram pelo texto. Então leiamos e vejamos o que Deus nos promete se buscarmos primeiro o reino de Deus.

"Mt 6:25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

"Ora, aquele que dá a semente ao que semeia": Esse bordão é usado para queo povo doe ofertas a Igreja, no entanto é mais um meio versículo, necessitanto a complementação e o seu entendimento. Vejamos:

6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
9 Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
Veja que, não está errado doar ofertas a Igreja pois há a necessidade de subsistência e reparação das coisas do templo e algo assim (contas de luz, agua, telefone, reparo de lampadas, entre outras coisas), no entanto, lê-se que Deus nos deu a semente (dinheiro) para semearmos (doando) e o texto diz que devemos doar sim, conforme o nosso coração propoe, e não devemos passar necessidade ao doarmos, pois como ele dá a semente, também pode nos dar pão e multiplicar nossa sementeira, para que possamos produzir frutos de justiça.

Espero que, com esse texto, diminua esses bordões e que seja visto a palavra de Deus como ela deve realmente ser vista e que não esmoreça sua fé, antes que busquemos a perfeição de conhecimento em conhecimento sempre para glória de Deus.

Nenhum comentário: