quinta-feira, 10 de julho de 2008

Papel de crente ou crente de papel...

Amados,

Hoje eu vim no ônibus, meio desligado com a vida, afinal ontem, apesar do feriado, foi um dia duro.

Então Deus me compungiu a pensar em algo, no papel de um crente, e numa analogia ao crente de papel.

Não é dificil falar sobre o papel de um crente numa sociedade, numa família, consigo mesmo; vou tentar abordar esses tópicos bem suscintamente.

O papel do crente consigo: O crente deve sempre se cuidar, afinal somos templos vivos de Deus (2 cor 6:16), e, como um templo pode ficar abandonado? Nunca! Afinal Deus habita nele e sempre provê o que é dele.

O papel do crente na família: Este é um assunto que serviria para um novo tópico (qualquer dia escrevo sobre ele...), mas sempre acabaremos em devemos respeitar os membros da família conforme suas particularidades e idades, ora, senão vejamos, uma criança de 5 anos não consegue ainda, por exemplo, fazer comida, e o pai não pode esquecer que também teve essa idade, e sempre olhar com calma para as atitudes de seu filho, afinal está crescendo e aprendendo. Isso não implica que não deve dar umas bronquinhas e nem uns tapinhas como aviso, e não como espancamento (Pv 23:13). Quanto as esposas, também devem ser tratadas como rainhas, com complacência e sempre tentando ser um, como escrito em Gênesis.

O papel do crente na sociedade: ( Não sei porque, mas acho que esse assunto anda meio esquecido...) O crente na sociedade, embora Paulo escrevesse a Timóteo, deve cumprir o que está escrito a 2 Tim 3: 2-13, também deve sempre orar pelos os que estão no poder asssim como Paulo nos disse em 1 Tim 2:1-2.
.

No entanto, temos também o crente de papel. Esse tipo de crente é fraco para enfrentar uma tempestade, ou mesmo uma chuva de bençãos, pois se dissolve e não se conserva. Não suporta o fogo, pois queima e de nada se aproveita. Não se pode levar grandes pesos, pois se rompe com facilidade. Sendo assim, esperam ser usados, masnão saem da comodidade de seu lugar, e buscam em vários lugares chamar atenção, no entanto, são de papel, utiliza-se e se descarta, pois percebe-se que não tem serventia; talvez mantenha-se guardado por vários tempos, mas é de papel, pode ser importante alguma informação nele, mas pode ser descartado a qualquer tempo.

Assim sendo, o crente de papel é fácil manusear, pois é branco, ninguém escreveu nele, nem Deus e nem ninguém, é fácil manipular alguem assim. Por tal fato que Paulo manda ler e examinar as escrituras, para que Deus possa mostrar o seu caminho e escrever em nossos corações, assim imprimindo sua marca em nós.

Devemos sempre buscar sair de crentes de papel. Devemos buscar ser pedras, estáveis, duráveis, e que nunca se mexem de sua fundação (Cristo).

Em Cristo.

Nenhum comentário: