terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hinos Tradicionais X Hinos Avulsos


A Paz de Deus a todos!

Gostaria de comentar convosco a respeito de um tema que anda me incomodando muito.

Estamos vivendo uma onda de hinos avulsos e coisas afins, no entanto, vamos a alguns fatos.

Os hinos que cantamos na Igreja, foram compostos baseados nas escrituras e com textos bíblicos onde exaltam o poder de Deus e Suas obras.
Esses mesmos hinos estão compostos há mais de um século e vem sendo cantado paulatinamente dentro de vários templos.
São baseados em musicas sacras e/ou de tom clássico.
Em suma, são a Bíblia Cantada.

Os hinos avulsos se passam por experiencias pessoais e/ou de terceiros e nao engrandecem a Deus nem tampouco exaltam sua palavra.
Esses hinos não são cantados em Igrejas e nem tampouco catalogados em compêndios, podendo assim ser plagiados e adulterados com o "telefone sem fio" dos hinos.
Alguns desses hinos são adaptações de musicas conhecidas e/ou adaptadas para caberem a letra.
Não possuem nem sequer partitura, quando muito sao cifrados, paara serem tocados "de ouvido" por alguns irmãos que conh]ecem de violão.
Em suma, são Experiências Cantadas.

Agora eu quero que, você que me lê, pense com atenção, onde devemos louvar a Deus, com experiência ou com a Bíblia? Onde se deve evangelizar com o canto? Onde se deve observar os preceitos?

Então não chamem de hinos o que nao passa de musica gospel.

9 comentários:

Anônimo disse...

óia...atualizou!!! rrsrsrs...Tava fazendo falta esse tipo de leitura no meu dia! rsrsrs...

Concordo plenamente contigo, Hinos são Hinos, músicas gospel são musicas gospel e não se fala mais nisso.

Aquele abraço.

APdD

Guerreiro X disse...

Hino não significa nada, tem o hino do palmeiras, do corinthians...ect... que tanbém não são de louvores a Deus e sim de idolatria á times de futebol.

O que importa é que são hinos avulsos como você disse, são hinos composto através de experiências e fases que passamos nas nossas vidas e que nessas horas quem estava do nosso lado era e é Deus. Eu não componho hinos e nem toco mas estudo violão e se Deus me der a graça tanbém quero tocar, louvar e engrandecer esse Deus através do louvor e da adoração através de instrumentos.
Pois talvés você, não só você mas muitos irmãos não tenham entendimento pram entender que os hinos avulsos estão trazendo e segurando muitas pessoas na graça, você não entende, mais para quem é crente de verdade não crente frajuto, mas crente pelo amor ou pela dor e tem o desejo de servir a Deus com todas as forças usando os seus talentos espirituais e materiais, como por exenplo; saber tocar instrumentos, saber cantar, fazer sites, interpretar, ....ect... tudo é proveitoso e se bem empregado na obra de Deus pode ser muito util. Se você prestar atenção, nós não somos como as maquinas, programaveis, fazendo sempre os mesmos movimentos pra lá e pra cá, fazendo sempre os mesmos sons, tá,tá, tátátátá,tá,tá, Tátátátá.... precisando sempre dos mesmas ferramentas, sempre do mesmo combustivel, tem hora para começar e hora para parar... nós somos seres humanos temos sentimentos, temos emoções, temos fé, temos crença, temos liberdade para não só fazer o que queremos mas sim influênciar outras pessoas a fazerem tanbém, Deus não enviou jesus para morrer na terra para que nós ficassemos presos a uma crença limitada e vegetativa e sim para que nós tivessemos vida, vida cantando nos alegrando, ajudando uns aos outros nas provas nas lutas, assim como davi salmodiava e cantava hinos para esse grande Deus com sua harpa. Chega de pensar que estamos presos e limitados a 450 hinos quando não existe palavras que explique a grandiosidade, não existe barreiras e nem o proprio céu dos céus pode conter a grandeza do nosso Deus, foi jesus quem morreu para nos darmos essa liberdade, não foi os faladores não seja ignorante não queiram segurar o que Deus soltou, não queiram prender o que Deus libertou, não queiram ceifar o que Deus semeou,
"nimguém pode parar a mão de Deus"
A paz de Deus a todos.

Claudio Love disse...

Guerreiro X, que Deus esteja convosco.

Concordo com você em vários aspectos, tais como ter sentimentos, ter o livre arbítrio, dentre outras coisas, no entanto, mantenho de pé minha posição sobre os "hinos avulsos".

Veja, essencialmente todo o hino é composto de duas máximas: 1- Engrendecer a algo, ou alguma coisa e ser tocado essencialmente por uma orquestra. Daí os hinos de futebol e das pátrias em geral.

Não há problema algum em ser tocado em violão, banjo, xilofone, tambor, mas essencialmente e primeiramente ele foi composto para orquestras (basta escutar hinos mundo a fora e constatará isso).

Torno a afirmar que, o termo "hinos avulsos" muito difundido na CCB está errado, pois se trata de música gospel (alguns com muita qualidade, mas outros bem sofríveis). Como chamar de hinos avulsos algo que não foi publicado pela instituição? Como dizer que algo é de tal lugar, se esse mesmo lugar nao o reconhece como sendo seu?

Eu aprendi uma coisa com minha tia, hoje ela deve ter uns 30 anos de graça e CONVERTIDA, (pois venhamos e convenhamos, o pessoal do nordeste é meio dificil de se evangelizar, ainda mais quando descendente direta de Lampião) e gostaria de te ensinar: Quando, e somente quando, você decorar os 450 hinos (e mui provavelmente os 50 hinos que virão) poderá ater-se aos hinos avulsos.

Amado, você me ofende, me chamando de crente fajuto, mas nem ao menos dignificou-se de me conhecer ou perguntar meu testemunho. Pela sua agressividade, vejo que não sabe direito o poder de Deus e o vê pelas lentes erradas (ah quem dera que caísse as escamas de teus olhos...)então, gostaria que você me mostrasse as obras de Deus em sua vida (ref. Tg 2:17). Caso queira, posso colocar aqui no blog um humilde testemunho... contando algumas grandes obras que Deus já operou.

Apoio você a aprender violão, acredito que devemos realmente louvar a DEus mas não vender a Deus, como já observamos em vários lugares e em vários setores.

Concordo que Davi salmodiava (alias o proprio livro de Salmos, em grande parte, é escrito por Davi), mas ele mesmo pos ordem e regimento na congregação, refletindo no que paulo fala no novo testamento "que a igreja tenha um culto racional". E é essa racionalidade que, em muitas vezes, eu sinto falta em vários lugares.

Se você acredita que esta Graça é limitada e vegetativa, reveja seus conceitos, busque a Deus em suas orações e, se mesmo assim não obtiver resposta, procure um membro de confiança, ele te dará os conselhos necessários...

Termino com uma frase de um amigo meu, e dono do blog cifras ccb. Bruno Diedrichs

Não querem que sintam Deus em seus próprios hinos avulsos, mas sintam Deus nos seus hinos Fica ai a reflexão...

Em Cristo.

Unknown disse...

appds a vcs irmaos. desculpe ai claudio, mas nao consigo entender o q o faz pensar assim sobre hinos avulsos, saiba q deus ja fez muitas obras atraves de hinos avulsos, quantas vezes eu estive angustiado e deus trouxe paz para o meu coracao atraves dos hinos avulsos.concordo com vc, temos belos 450 hinos no hinario, mas pare,pense e reflita, mesmo com todas palavras existentes de agradecimento,todos nos dizendo estas palavras ao mesmo tempo,nao seriam suficiente para agradecer o q o grande mestre fez por nos,entao vamos cantar estes belos hinos para exaltar o nome do pai, estes hinos sao como um gloria um aleluia.

Claudio Love disse...

Caro Victor.
Que Deus, nosso Pais, esteja contigo.

Concordo contigo que os hinos avulsos podem alegrar a alma, e podem lhe acalentar. Mas veja, sevoce leu o artigo todo, vai perceber que eu falo sobre o título de hinos avulsos, sobre a terminologia empregada, e não propriamente sobre ele.

Torno a repetir, há hinos avulsos bons e outros bem sofríveis. E se você reparar, em tocatas e em orações abandonou-se o uso dos hinos tradicionais. Repara: Canta-se 1 hino tradicional pra 5 avulsos, por exemplo.

Torno a repetir o que aprendi de minha tia: Somente quando você decorar os 450 hinos mais os corinho, você pode atentar aos hinos avulsos.

Outra: Já ouviu na face um sorriso? Agora escuta amor e o poder da cantora Rosana....

vagner disse...

Só tenho uma coisa a dizer, todo o comentario aqui postado é apenas comentario sem extrutura, o coração do homem quem conhece é Deus, muitos canta apenas por cantar não sabe nem o que esta cantando!mas muitos busca de toda forma agradecer a Deus pelo bem que ele lhe fez... Só quem passa pela prova é que sabe. E depois tem mais pra ser crente nos dias de hj tem que ser difusos e faltar parafusos, mora no Rio sege crente, veste-se de terno e gravata, em baixo de 40° bera mar vai fazer vizita,dezempregado convivendo com um monte de Homens e Mulhres bonitos(as), negando o desejo da carne e cheio de contas a pagar, quem nos assiste diz que não somos normais!!! Calai-vos pois não sabe nem o que escreve, pensa antes...rsrsrsrs Só pra lembra sou SP

Claudio Love disse...

vagner...
Que Deus, esteja convosco. Nao consegui entender o que você quis dizer... A sua intenção era elogiar ou criticar?! Já tentei ler esse seu comentário umas 5 vezes e nao consegui. Por favor, ou reescreva o comentário pontuando, ou se for possível, me explica... ok?
Que Deus esteja conosco.

Jeyson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá, aproveitando do ponto de vista desses loucos com parafusos soltos, gostaria de saber se no site ou entres os membros ou visitantes, alguem teria uma canção OU seja hino avulso por nome de "Maria Madalena" trechos da bíblia cantada, por favor me informe ficarei grato desde já obrigado. v.cezar@itelefonica.com.br